SES reforça alerta para prevenção de ISTs durante o Carnaval em Mato Grosso

Estado registrou 946 casos de HIV e 436 de Aids em 2025; preservativos são distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde


Por Rota Araguaia em 15/02/2026 às 12:05 hs

SES reforça alerta para prevenção de ISTs durante o Carnaval em Mato Grosso
Reprodução

Redação

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) reforçou o alerta para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o período de Carnaval em Mato Grosso. De acordo com a pasta, somente em 2025 foram registrados 946 novos casos de HIV e 436 casos de Aids em todo o estado.

No mesmo período, também foram confirmados mais de 600 casos de hepatites virais. Diante do aumento de circulação de pessoas e do maior risco de exposições durante as festas, a Secretaria destaca a importância dos cuidados com a saúde sexual.

Prevenção

Segundo a SES, o uso de preservativos masculinos e femininos é a principal forma de prevenção contra as ISTs e também contra a gravidez não planejada. A secretaria informa ainda que os preservativos são disponibilizados gratuitamente nas unidades básicas de saúde em todo o estado.

As ISTs são causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos, sendo transmitidas principalmente por meio de relações sexuais sem proteção com pessoas infectadas. Entre as doenças mais comuns estão HIV, Aids, sífilis, hepatites virais A, B e C, HPV, herpes genital e gonorreia.

Sintomas

 

Entre os sintomas mais frequentes das ISTs estão corrimentos genitais, feridas nos órgãos genitais ou em outras partes do corpo, verrugas na região íntima, dores no corpo, mal-estar e febre. A SES alerta que alguns sinais podem ser confundidos com sintomas gripais e orienta a população a procurar uma unidade de saúde ao perceber qualquer alteração.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !